Menu

01/11/2022

DEVOCIONAL - 2.1 Louvor - mais de Você

TEXTO BÍBLICO
Deuteronômio 10.21 - Seja ele o motivo do seu louvor, pois ele é o seu Deus, que por vocês fez aquelas grandes e temíveis maravilhas que vocês viram com os próprios olhos.


DEVOCIONAL
Louvor é ministério? Será que vale a pena fazer essa pergunta? A resposta não é óbvia? Na verdade, não é. Tanto louvor quanto ministério são dois conceitos sobre os quais falamos muito, mas estudamos pouco. Falar de ministério de louvor implica que reflitamos mais a fundo os significados de louvor e ministério. Neste estudo, vamos conversar apenas sobre louvor. Conforme você pode ver nos temas de estudo na primeira página deste material, ainda vamos conversar sobre esta pergunta através de outros pontos de vista. Mas, assim como no estudo passado, essa reflexão é uma construção. Então estude e reflita em todos os temas.

Vamos começar pelo básico: o que é louvor? Quando você pensa em ministério de louvor, o que vem primeiro na sua cabeça? Provavelmente o grupo ou banda que toca no culto, porque eles são o ministério de louvor, certo? Será? Na verdade, quero começar a construir a partir do conceito de louvor porque ele é muito simplificado no nosso dia a dia.

Na Bíblia, existem várias palavras, tanto gregas quanto hebraicas, para definir louvor. É interessante que apenas algumas delas falam especificamente sobre a parte musical do louvor. Outras não têm relação nenhuma com qualquer sentido artístico. Isso já quer dizer que louvor não se restringe à música. O louvor é superior e vai muito além da música. Não é apenas quem faz música que louva. Outro equívoco é que várias vezes ouvimos falar durante o culto em momento de louvor. A grande pergunta é: se agora começa o momento de louvor, o que é que você estava fazendo antes? Orar, ouvir a Palavra, prestar culto também não são expressões de louvor a Deus? Louvor não tem a ver com um momento, um grupo ou uma forma artística.

Quero que você pense agora: como você louva a Deus? Na Bíblia, há diversas passagens com pessoas louvando ao Senhor. Alguns O louvam porque Ele é o Criador, porque foram livrados do cativeiro, porque Ele é bom, porque venceram batalhas com povos inimigos. Você percebe algo em comum? Louvar tem a ver com aquilo que Deus faz ou é. Talvez isso não seja novidade para você. Mas durante o meu estudo para escrever este devocional descobri um outro significado de louvor, que eu gostaria de repartir com vocês: louvor é confissão. Quando alguém diz que Deus é bom, não é apenas uma frase qualquer; é uma confissão de fé.

Você lembra de ter aprendido o Credo Apostólico? É a confissão de fé mais popular entre as igrejas cristãs desde os primeiros séculos depois de Cristo. A igreja antiga percebeu atributos e ações de Deus e decidiu afirmar e confessar que eles eram verdade. Deus não é bom porque afirmamos que Ele é; mas porque Ele já é bom, nós O confessamos. Deus é Deus, independentemente do nosso louvor ou confissão. Mas Ele nos dá espaço para confessarmos Sua bondade. Isso é louvor. Quando nós declaramos a Deus e aos outros uma verdade sobre Ele, então O estamos louvando. É interessante que também uma verdade sobre nós pode ser louvor a Ele. Se eu confesso que sou pecador, falho e passageiro, posso louvar ao Senhor que é santo, perfeito e eterno.

Se louvor tem a ver com confissão, como a música ocupou este lugar? Louvor sempre tem a ver com expressão. Para você confessar algo, precisa dizer de alguma forma. Pode ser através de palavras ou até mesmo de ações. Mas é necessário que haja expressão. Na Bíblia, podemos perceber pessoas louvando exatamente porque há relatos de que elas fizeram isso. Louvor não é algo conceitual, é dinâmico e vivo. As pessoas louvavam ao Senhor cantando, orando, dançando. Tudo o que você fizer que honre e exalte a Deus é expressão de louvor.

No Salmo 150.6 está escrito: Tudo o que tem vida louve o Senhor! Aleluia!. Tudo o que tem vida pode louvar! As flores, os pássaros, a criação me revelam que existe um Criador! A vida destas criaturas aponta para Deus! A nossa vida também deve apontar para Deus! Seja em palavras escritas ou cantadas, melodias, movimentos, retratos. Deus é muito bom e vale a pena usar todas as expressões que pudermos para declarar e confessar isso ao mundo. Não reduza o louvor. Perceba que Ele deve ser exaltado de todas as formas. Que Ele seja engrandecido por meio das nossas vidas!


PARA REFLEXÃO
1) Discuta: de que forma podemos expressar nosso louvor?
2) Desafio: durante esta semana, componha, escreva, coreografe, rabisque, pinte alguma obra que confesse o nosso Deus e compartilhe esta expressão como testemunho.


SUGESTÃO
Música: Ao Rei - Resgate

Desenvolvido por Empresadois