Menu

01/11/2022

DEVOCIONAL - 2.2 Ministério - menos de mim

TEXTO BÍBLICO
Filipenses 2.5-7 - Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.


DEVOCIONAL
Provavelmente quando você pensa em ministério, esses não são os primeiros versículos que vêm à sua cabeça. Esses versículos fazem parte de um hino sobre o ministério de Jesus, e Paulo faz uso deste hino para exemplificar a humildade com que a igreja deve viver. A vida do cristão deve se espelhar na de Cristo. Isto quer dizer que também o ministério do cristão deve fazê-lo.

Em que você pensa quando você ouve a palavra ministério? Se você pensa em política e nos diversos ministérios, talvez você pense em poder, em responsabilidade. Se você pensa em igreja, provavelmente você pensa em chamado ou ordenação. Estas palavras denotam uma atuação pública. Os ministros são pessoas públicas, que são vistas pelos outros. Mas será que este é o sentido real desta palavra?

Você sabe o que quer dizer ministério? Essa é uma palavra que vem do latim minus, que quer dizer menos. Na Bíblia, ministério vem da palavra diakonia, que significa serviço. Ministro não é aquele que tem a maior posição, mas o que se coloca na menor delas. Não é o que quer estar em evidência para exercer poder, mas o que voluntariamente se faz servo em amor às pessoas e louvor a Deus.

Todos nós queremos ser grandes, queremos ser reconhecidos. Mas a realidade é que, quando queremos ser grandes por conta própria, o resultado não é dos melhores (leia Gênesis 11.1-9). Também os discípulos de Jesus discutiam sobre quem seria o maior no Reino de Deus e Jesus lhes responde: Quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo (Mateus 20.26-27). Uma das últimas ações que Jesus realiza antes de ser preso para ser julgado e crucificado, é lavar os pés dos discípulos. O Senhor dos senhores se faz servo de todos. Nada do que Jesus faz é para que Ele seja visto. Ele tem apenas um propósito: apontar para o Pai. Jesus vem à terra para revelar o amor do Pai, faz milagres para mostrar sinais do Reino do Pai. Ser ministro não é ser grande ou ser famoso. É um sinal de humildade e submissão à vontade do Pai e de uma vida que aponta exclusivamente para Ele.


O hino cristológico que lemos no início não termina na humilhação de Jesus, mas ele continua, dizendo: E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai (Filipenses 2.8-11). O Filho se humilhou e o Pai o exaltou. Não entre em um ministério para querer aparecer. Sirva para ser bênção e mostrar o Pai. Quando Deus chama Abrão, ele diz: Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção (Gênesis 12.2b). Ouse humilhar-se em favor das pessoas e do chamado de Deus e creia que Deus o exaltará.

Ser um ministro de Deus é colocar-se intencionalmente em posições em que você possa servir à comunidade, pregar a Palavra e apontar para a salvação em Jesus Cristo. Por isso, faça deste o seu propósito de vida: ser apenas um dedo que aponta para Cristo. Que o seu lema seja mais de Você, menos de mim.


PARA REFLEXÃO
1) A gravura abaixo retrata Lutero com uma mão sobre na Bíblia e a outra apontando para Jesus Cristo crucificado diante da comunidade. Reflita como você pode ministrar desta mesma forma na sua comunidade ou para as pessoas à sua volta.


SUGESTÃO
Música: Tudo o que eu vivi - Vocal Livre

Desenvolvido por Empresadois