Menu

01/11/2022

DEVOCIONAL - 2.3 Mais do que um momento

TEXTO BÍBLICO
Colossenses 3.23-24 - Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.


DEVOCIONAL
Até agora refletimos sobre louvor e ministério separadamente. Já estudamos que louvor é muito mais do que música, e que ministério vai além daqueles que são ordenados pela igreja. Louvar é confessar a fé e engrandecer o Senhor, fazendo-o através de ações, palavras, ou expressões artísticas. Ser ministro é dispor-se humildemente a servir à comunidade e a Deus. Diante disso, eu te pergunto: louvor é ministério?

A partir dessas percepções que conversamos, não vou mais falar de louvor como sinônimo de música ou algo parecido. Por isso, louvor em si não é ministério, mas são duas faces (que podem estar relacionadas) da vida cristã. Então a pergunta que surge no lugar é: expressões artísticas (além de outras formas de servir) são um ministério?

Fundamentado no sacerdócio geral de todos os crentes, sobre o qual refletimos no mês de fevereiro, é preciso afirmar que sim, elas são um ministério. Talvez você se pergunte: precisamos mesmo conversar sobre isso? Com toda certeza! A igreja como um todo precisa entender que as pessoas que dirigem o louvor nas programações não estão apenas fazendo um favor, ou enchendo a liturgia do culto para que ele demore mais. Quem toca no louvor, cuida das crianças, limpa a igreja, faz as transmissões online, prepara os slides, organiza as escalas, coloca as cadeiras, é responsável pelas mídias sociais da comunidade, é um ministro, tanto quanto aquele que faz a pregação da Palavra. Na realidade, todos estes são ministros da Palavra, servos de Jesus que se colocam à disposição para que o Seu Evangelho chegue aos corações das pessoas sedentas por salvação. A igreja precisa saber disto para que não menospreze os diversos ministérios envolvidos na pregação da Palavra.

Por outro lado, nós, músicos, artistas, responsáveis técnicos, precisamos entender a responsabilidade daquilo que estamos fazendo. Não somos apenas pessoas que escolhem músicas, ensaiam e tocam no dia programado. Nós escolhemos músicas que confessem a santidade e a majestade do nosso Deus e que levem as pessoas a experimentarem a vida de fé, confessando os seus pecados e mostrando que podem abrir o seu coração diante de Deus e da comunidade, seja com tristezas, súplicas, confissões ou alegrias. Nós não ensaiamos apenas para sabermos a ordem das músicas ou para não errarmos, mas porque Deus merece o nosso melhor. Nós não tocamos para sermos vistos e admirados ou para cumprir a escala, mas o fazemos porque Deus nos deu dons e capacidades e queremos colocá-los a serviço da comunidade. Aquilo que você faz e diz no palco ou em público deve ser reflexo da sua vida no seu lugar secreto com Deus. Não adianta você querer se mostrar espiritual na frente da igreja, quando você não o é em seus momentos sozinhos com Deus. Que o seu louvor seja uma confissão verdadeira de quem você é diante de Deus.

Precisamos entender que nós não estamos apenas tocando, ou dançando, ou organizando. Estamos ministrando. Você é um ministro. Por isso, perceba e viva de acordo com esta responsabilidade diante dos homens e de Deus. Os versículos em destaque afirmam isso: que tudo o que você faz seja para Deus. Reconheça as suas limitações e o seu tempo, mas não se contente com pouco quando for servir ao Senhor. Entenda que você não está apenas fazendo um favor, mas que você é a pessoa que Deus está usando para que a pregação da Palavra chegue às pessoas. Por todas estas razões, não viva esperando momentos de louvor. Deus não quer que você louve por um momento, mas em todos os momentos. Seja em público, seja sozinho.

Enfim, meu desejo é que você compreenda a responsabilidade e o privilégio de pregar a Palavra através dos dons que Deus lhe deu. Coloque-os a serviço da comunidade, fazendo o seu melhor. Louve a Deus em todos os momentos. Ministre para levar as pessoas a quererem louvá-lO também, sabendo que é ao próprio Deus que você está servindo. Reflita sobre o seu ministério e propósito a partir da canção sugerida: Quero ser alguém que faz, alguém capaz de refletir a Tua luz, quero transmitir a paz que antes já transborda em mim e Te traduz, levar o que faz da minha vida algo que valeu a pena ser.


PARA REFLEXÃO
1) Como você percebe que a comunidade enxerga o seu ministério?
2) Como você enxerga os ministérios diferentes do seu?


SUGESTÃO
Música: Valeu a pena - Vocal Livre

Desenvolvido por Empresadois