Menu

01/11/2022

DEVOCIONAL - 2.4 Um propósito especial

TEXTO BÍBLICO
Salmo 95.1 - Venham! Cantemos ao Senhor com alegria! Aclamemos a Rocha da nossa salvação.

DEVOCIONAL
Antes do culto começar, o que você faz? Pense um pouco e liste as ações que você realiza referentes ao culto. Provavelmente você toma um banho, come alguma coisa, se arruma, entra no carro e vai para a igreja. Se é um dia em que você tem alguma função especial, então você precisa sair ainda mais cedo, se preocupar em levar o seu instrumento, ensaiar e então esperar o culto começar. Não tem nada de errado com isso. Mas você consegue parar um momento para pensar o que exatamente você está indo fazer?

Várias vezes eu já me flagrei preocupada com os assuntos concernentes ao culto, mas não com o culto a Deus em si. O trânsito, os problemas, o ensaio, aquela música que deveria ter sido ensaiada mais uma vez: é nisso que pensamos e estamos focados muitas vezes. Quero convidar você a mudar a sua perspectiva: você está indo prestar culto a Deus juntamente com os seus irmãos na fé. Esse já é um motivo muito grande de alegria. Os salmos nos mostram várias vezes a alegria com a qual o povo subia a Jerusalém para cultuar a Deus (leia os salmos 120 a 134, conhecidos como salmos de peregrinação). Um grande exemplo disso é o salmo 122, que inicia dizendo: Alegrei-me com os que me disseram: Vamos à casa do Senhor!. O culto é um tempo maravilhoso em que a comunidade pode em conjunto adorar a Deus, arrepender-se dos seus pecados e aprender da Palavra de Deus.

O texto em destaque é um convite para que a comunidade se dirija ao lugar de culto e exalte ao Senhor, a Rocha da nossa salvação. Os estudos mostram que o salmo 95 pode ser dividido em três partes: 1) os versículos 1 ao 5, onde o salmista chama o povo todo para se dirigir ao local de culto; 2) os versículos 6 e 7a, em que o autor convida a comunidade que está no lugar de culto a adorar ao Senhor; e 3) os versículos 7b a 11, onde todos são conclamados ao arrependimento, através da Palavra de Deus.

Estas três partes também devem estar presentes no nosso momento de culto comunitário. O culto não começa quando a primeira música é tocada ou quando alguém saúda a comunidade. O culto começa em casa quando você está se preparando para ir à igreja. Mas às vezes estamos tão atarefados que chegamos na igreja correndo, afobados e só conseguimos nos aquietar depois de várias músicas, ou até mesmo no meio da pregação. E a pior parte é que nos acostumamos com isso. Preste atenção nisso e faça uma rotina intencional para que o culto de fato comece ainda em casa.

Esta primeira parte do salmo é algo que toda a comunidade deve estar preparada para fazer. Mas a pergunta é: e se ela não estiver preparada? E se a comunidade não conseguir se aquietar ou celebrar sozinha? Imagine a seguinte situação: a comunidade quer começar o culto com uma música de louvor a Deus. Se cada um começar sozinho, é possível que cada um cante uma música diferente, ou que algumas pessoas não cantem nada porque não conhecem nenhuma música de cor. Talvez cada um até esteja cantando uma música que seja edificante individualmente. Mas é preciso lembrar que o culto é um momento comunitário. Por isso tudo o que se faz no culto deve ser pensado comunitariamente.

Para isso servem os ministros, envolvidos nos mais diversos ministérios. Em uma comunidade é necessário que pessoas liderem momentos específicos para que haja ordem e a edificação de todos. Como já refletimos no estudo anterior, não estamos tocando (ou dançando, organizando, etc) apenas por tocar, mas para sermos facilitadores para a comunidade. Este é o nosso propósito especial: sermos instrumentos para que a comunidade seja conectada com Deus. É muito importante refletirmos sobre isso e inculcarmos este propósito em nossas vidas e práticas ministeriais, porque então as músicas e os arranjos não serão mais escolhidos conforme a preferência musical ou a extensão vocal do grupo de louvor. A medida das nossas decisões devem ser a Palavra de Deus e a comunidade. Assim serão escolhidas músicas teologicamente coerentes que falem ao coração dos jovens, mas também dos idosos. Os arranjos tocados serão em tonalidades e ritmos compatíveis com a capacidade de todos.

O nosso propósito, como ministros da Palavra, é convidar a comunidade a prestar culto a Deus em conjunto e facilitar para que ela consiga fazê-lo. Uma comunidade convidada a exaltar o Senhor e que reconhece a grandeza de Deus, percebe-se pecadora diante da Sua santidade, pode se arrepender e aprender a Sua vontade para a vida de cada pessoa. Deus nos dá dons para que possamos louvá-lO e ministrar à comunidade. Ouse cumprir este propósito.


PARA REFLEXÃO
1) Que ações você percebe que pode realizar para ser um facilitador de louvor em sua comunidade?


SUGESTÃO
Música: Louve a Ti - Vineyard

Desenvolvido por Empresadois