Menu

01/11/2022

DEVOCIONAL - 3.1 Misericórdias

TEXTO BÍBLICO

Lamentações 3.22-23 - Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!


DEVOCIONAL

Nesta série de estudos, o tema que queremos conversar a partir do versículo de Romanos 12.1, que diz: Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Você percebe alguma incoerência nisso? O tema principal é Ofereça-se e o texto-base é Romanos 12.1. Por que então este não é o primeiro subtema a ser estudado? Bom, é exatamente isso que vamos refletir neste material.

O texto de Romanos chama à ação e por isso muitas vezes o primeiro pensamento que temos é: vou agir!. Mas é bem importante notar que, antes de convidar à ação, Paulo fala das misericórdias de Deus. Primeiro não vem a oferta de si mesmo, mas a misericórdia de Deus. Na Bíblia, essa realidade é bem comum: primeiro Deus faz, e então Ele nos convida e desafia a tomarmos alguma ação. Nós só podemos fazer alguma coisa porque Deus faz primeiro.

Com as misericórdias de Deus não podia ser diferente. Nosso Deus é um Deus de amor. A Bíblia fala que Ele é amor (1 João 4.8), nos amou primeiro (1 João 4.19) e nos amou com amor eterno (Jeremias 31.3). É por causa deste amor que podemos viver. Precisamos entender e perceber a grandeza desse amor de Deus por cada um de nós.

Mas também precisamos lembrar que não somos merecedores desse amor. Na primeira oportunidade, viramos as costas para Deus e para Seu amor tão maravilhoso. Somos pecadores e vivemos constantemente em uma vida de pecado. O pecado é a nossa condição humana, mas também a nossa decisão diária. Além de tudo, precisamos entender também a profundidade do nosso pecado.

Por outro lado, este Deus amoroso também é santo. Quando o profeta Isaías teve uma visão do Senhor, onde os anjos O louvavam diante do Seu trono, a única coisa que ele pode dizer foi Ai de mim! Estou perdido! (Isaías 6.5). A santidade de Deus revela o nosso pecado e a impossibilidade destas duas realidades conviverem em harmonia. E para piorar a situação para o nosso lado: não somos capazes de fazer nada, absolutamente nada, para mudar a nossa condição. Somos inimigos de Deus e tudo o que fazemos é contrário à Sua vontade. E não pense que, porque nosso Deus é amor, Ele simplesmente aceita e se conforma com essa situação. Nosso pecado acende a terrível ira de Deus! O castigo dessa ira tem um alvo bem claro: nós e o nosso pecado. Essa ira pode nos varrer da existência! Mas...

Mas Deus também é misericordioso e a Sua misericórdia se renova a cada manhã. Deus escolhe depositar esta ira tremenda no Seu próprio Filho, Jesus Cristo. Toda a ira e o castigo que nós merecemos recai sobre Jesus. Na cruz tudo é consumado. A cruz é o que nos dá chance de acordarmos a cada manhã: não seremos consumidos pela ira de Deus! E ainda mais: a ressurreição de Jesus é o que nos dá esperança para além de cada manhã!

Provavelmente você já deve ter ouvido e decorado esta história. Mas não deixe que ela seja apenas uma história. Aproprie- se da vida e da esperança que Jesus conquistou no Gólgota! Ele fez isso por mim e por ti! São as misericórdias grandiosas de Deus que nos dão a oportunidade de acordar a cada manhã, mas também de servi-lo e de oferecermos as nossas vidas em virtude do Reino de Deus.

Nunca se esqueça: primeiro Deus ama, então Ele chama. Sempre tenha em mente o seu pecado, mas também a graça e a misericórdia de Deus. Se você acordou mais um dia, então use esta oportunidade para louvar a Deus pela Sua grande fidelidade e o seu amor que nunca falham!


PARA REFLEXÃO

1) Você consegue perceber a misericórdia de Deus em sua vida? Agradeça a cada dia de manhã pela nova oportunidade que Ele deu!
2) Separe um tempo durante esta semana para meditar no texto de Lamentações 3.21-26.


SUGESTÃO
Música: Teu amor não falha - Nívea Soares

Desenvolvido por Empresadois