Menu

01/11/2022

DEVOCIONAL - 3.2 Ofereçam-se

TEXTO BÍBLICO

Romanos 12.1 - Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.


DEVOCIONAL
Agora sim chegou a hora de oferecer-se a Deus! Mas o que isso quer dizer? Vou explicar com um exemplo da minha vida. Eu gosto de compartilhar as coisas: tempo, dinheiro, ouvidos. Se alguém me pedir, provavelmente vou dar com alegria no coração. Mas se eu estiver comendo um chocolate ou alguma coisa que eu gosto muito e eu oferecer, pode ter certeza que não vai ser uma oferta muito sincera (a não ser que eu já tenha me conformado com isso mentalmente), Eu posso até oferecer, mas esperando que ninguém queira e o lanchinho acabe ficando só pra mim. Têm pessoas que são assim também, mas na vida com Deus: entregam a sua vida a Ele, mas não de coração. Querem que Deus faça a Sua vontade em suas vidas, mas apenas se for de acordo com as suas próprias vontades, de preferência.

Quando Paulo fala para nos oferecermos a Deus, ele está falando de algo bem diferente dessas situações. Oferecer também pode ser sinônimo de apresentar. Imagine que alguém se apresenta para o Exército. Se esta pessoa for chamada, ela não tem opção de ir ou não. Da mesma forma, quem se apresenta ou se oferece a Deus, precisa entender que está à disposição total do Senhor para aquilo que Ele decidir que é o melhor para você. No grego, oferecer significa pôr de lado; reservar para algum propósito particular. Por isso, quando Paulo convida que nos ofereçamos, ele fala de algo muito sério que tem a ver com a totalidade da nossa vida.

Algo muito importante para lembrarmos sempre é que Jesus quer ser, sim, o nosso Salvador. É disso que falamos no último devocional: daquilo que Ele fez para nos salvar. Mas precisamos entender que Ele quer ser mais do que isso: Ele quer ser também o Senhor de nossas vidas. Isto significa que não apenas aquilo que vem depois da morte tem a ver com Ele, mas também o que acontece e como agimos durante a vida. Tudo tem a ver com Ele e precisa ser conforme a Sua vontade.

Até este momento da carta de Romanos, Paulo fala sobre tudo aquilo que Deus fez para redimir a humanidade e sobre a radicalidade destes atos salvíficos. O capítulo 12 começa uma nova seção daquilo que Paulo tem para falar aos Romanos. E isto que ele fala agora tem a ver com aquilo que ele falou até o final do capítulo 11. O versículo em destaque começa com a conjunção conclusiva portanto. O que Paulo escreve aqui depende daquilo que ele escreveu anteriormente. Aquilo que Jesus fez por mim e por ti também precisa se refletir em nossas vidas de forma concreta. Outra maneira de dizer isto é: se você está em Jesus, a sua vida parte dEle e é para Ele. Tudo o que você faz é para a glória dEle. Oferecer-se é viver para Deus.

Na série de estudos passada, conversamos sobre o sacerdócio e como os sacrifícios eram apresentados. No próximo estudo vamos falar com mais profundidade sobre sacrifício vivo, mas eu já quero adiantar isto: no Antigo Testamento, as pessoas ofereciam aquilo que elas
tinham (suas posses, seu gado). Mas agora tudo é diferente! Jesus não quer que apenas ofereçamos o que nós temos, mas quem nós somos! Não nossas posses, mas nossa vida!

Em João 13.17, Jesus diz Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem. Nós somos muito bons em sabermos coisas, em adquirirmos conhecimento. Quanto mais tempo estamos na igreja, mas conhecimento bíblico nós temos. Mas apenas saber não é suficiente. Se nós sabemos, então que ponhamos em prática! No final do seu livro, Jó chega a esta mesma conclusão: Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram (Jó 42.5). Não se contente em saber sobre o que Jesus fez e continua fazendo. Queira viver e estar à disposição dEle! Ofereça-se inteiramente como instrumento para a Sua glória e para testemunho às pessoas!


PARA REFLEXÃO
1) Você já se entregou por inteiro a Deus ou você se ofereceu apenas pela metade?
2) Reflita se você tem se contentado apenas com aquilo que sabe sobre Deus ou se tem buscado também experiências reais com Ele.

Vídeo: One Time Blind - O Banco (Lugar das Decisões) Legendado

Desenvolvido por Empresadois