Menu

01/11/2022

DEVOCIONAL - 3.4 Culto racional

TEXTO BÍBLICO

Tiago 1.22 - Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.


DEVOCIONAL
Por fim, chegamos ao final do versículo-tema do mês de abril: Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês (Romanos 12.1). Até aqui, conversamos sobre as grandiosas misericórdias de Deus que nos sustentam e nos dão possibilidade de uma nova vida, sobre como devemos oferecer as nossas vidas integralmente, e que esta entrega significa submissão à vontade de Deus, mesmo que ela seja contrária à nossa própria vontade. Paulo finaliza este versículo afirmando que viver dessa forma é o verdadeiro culto racional da comunidade cristã.

Para entendermos melhor o significado desta expressão, é importante destacar primeiro algumas informações concernentes a ela. Culto aqui não significa a programação em que nos reunimos com os irmãos na fé. Culto quer dizer muito mais uma postura de adoração e louvor onde Deus é cultuado. Não se trata de um momento com hora de início e fim, mas de uma forma de viver. Esta afirmação era bastante contraditória para os leitores primários de Paulo. Os romanos prestavam diversos sacrifícios e rituais aos seus deuses, mas isso não influenciava necessariamente em sua vida ética e moral. Os leitores de Paulo estavam acostumados com isso: uma religião preocupada com sacrifícios, mas não com a vida diária das pessoas. Esta realidade pode ser encontrada também no Antigo Testamento, onde os profetas conclamaram várias vezes que o povo obedece à Lei com o coração e que adorasse a Deus mais do que apenas com os seus lábios. Em Oséias 6.6, Deus afirma: Pois desejo misericórdia, não sacrifícios, e conhecimento de Deus em vez de holocaustos. Deus não quer apenas que pessoas participem dos cultos! Ele quer que indivíduos O cultuem diariamente com as suas vidas. Ele quer que a sua vida seja um culto, que o seu dia-a-dia seja um altar construído para a Sua glória!

Outra informação importante acerca da expressão em questão está relacionada à segunda parte dela: racional. Quando se lê esta palavra, logo pensa-se na razão, na racionalidade. No entanto, na tradução perde-se a profundidade desta palavra. No original grego, a palavra que é traduzida por racional é logiken. Talvez a primeira associação que você faça com este termo é a palavra lógica. Realmente esta é a tradução dela, o que talvez denotaria mais uma vez algo ligado à razão. No entanto, a palavra logiken é derivada do termo lógos. Lógos pode ser traduzido por palavra, coisa, fato. Mas Lógos é muito mais do que isso. Para os gregos, era um conceito filosófico que denominava a força sobrenatural que regia e sustentava todo o universo. O Lógos não era algo racional, mas divino. Esta é a palavra presente em João 1.1 quando está escrito que no princípio era o Verbo.

Assim, quando Paulo escreve sobre culto racional, ele quer falar de algo que passa, sim, pela lógica, mas pela lógica divina. Culto racional é a resposta lógica às misericórdias de Deus. Quando você descobre e é resgatado por este amor maravilhoso, a única resposta lógica é a adoração a Deus. O comentário Esperança vai dizer sobre este versículo que num adendo claramente perceptível ele (Paulo) tira essa expressão dos filósofos e a preenche de forma nova: verdadeiramente racional é apenas um culto que responde de modo coerente e adequado à misericórdia de Deus em Jesus Cristo.

Se somos seres racionais e percebemos as maravilhas de Deus em nossa vida, a única resposta lógica é a adoração e o louvor a Ele. O versículo em destaque nos chama para sermos praticantes da Palavra, e não apenas ouvintes. Saber muito sobre Deus ainda não significa viver para Ele. Ir aos cultos não significa cultuar a Deus necessariamente. Meu desejo é que nós não deixemos o conhecimento de Deus ser apenas conhecimento, mas que ele se transforme em um relacionamento ativo e submisso à Sua vontade.

Certa vez, o filósofo Epiteto declarou: Se eu fosse um rouxinol, eu faria o que é próprio de um rouxinol... mas se eu sou verdadeiramente uma criatura racional (logikos), devo louvar a Deus. Que esta seja a nossa única resposta lógica às misericórdias de Deus: louvar a Deus pelo que Ele é e tem feito.


PARA REFLEXÃO

1) Para você, o que é culto racional? O que mudou depois da leitura deste estudo?
2) Culto racional é um compromisso muito sério com Deus. Trata-se de obediência em todas as áreas da vida. Ore para que Deus te dê sabedoria para entender a Sua vontade.


SUGESTÃO
Música: Senhor, Tu és bom - Adoração e Adoradores

Desenvolvido por Empresadois