Menu

01/11/2022

DEVOCIONAL - 4.1 Talento e capacidade

TEXTO BÍBLICO

Mateus 25.14-15 - E também será como um homem que, ao sair de viagem, chamou seus servos e confiou-lhes os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um; a cada um de acordo com a sua capacidade. Em seguida partiu de viagem.


DEVOCIONAL
Os versículos acima fazem parte de uma parábola bastante conhecida: a parábola dos talentos. Este texto será a base para as reflexões deste mês, por isso leia o texto completo de Mateus 25.14- 30. Você já pensou o que estes talentos querem dizer? Qual o seu significado? Será que Jesus estava mesmo falando de talentos como nós entendemos hoje? Ou será que os tradutores da Bíblia escolheram a palavra errada? Na verdade, talento é a melhor tradução que poderia existir.

Na época de Jesus, o talento era uma unidade de medida monetária que valia o salário de 6000 dias de trabalho. Considerando o salário mínimo atual, isso significaria uma importância de R$ 220.000. Nessa parábola Jesus conta a história de um senhor que confia cinco, dois e um talentos para três de seus servos. Estes talentos significavam uma quantia enorme que os servos demorariam muito para conseguir. Para ser mais exato, o que ganhou um talento, precisaria trabalhar 16 anos para arrecadar a mesma quantia; o que ganhou dois teria que trabalhar 32 anos e o que ganhou cinco talentos só conseguiria arrecadar esta quantia se trabalhasse por 164 anos. Assim, nós percebemos a dificuldade e até impossibilidade destes servos conseguirem somar tal quantia. Estes talentos não passaram a ser propriedade dos servos. Eles eram uma responsabilidade confiada pelo senhor, que iriam ser cobrados quando este voltasse de sua viagem.

É importante nós entendermos este pano de fundo por um motivo muito simples: a palavra talento vem exatamente desta parábola, tanto no português quanto no inglês. Por isso, essa é a melhor tradução que poderia existir. No contexto específico da parábola, o talento é algo que pertence ao senhor e que é confiado conforme a capacidade daquele que o recebe.

Uma pergunta que pode surgir a partir dessa parábola é: por que os servos receberam quantias diferentes? A resposta é bem simples também: porque eles tinham capacidades diferentes. Entenda bem: não significa que um valia mais do que o outro, ou que o senhor preferia o primeiro. Apenas que ele tinha mais capacidades e conhecimento para lidar com aquela quantia. A responsabilidade esperada para lidar com o dinheiro era a mesma para todos os servos. Embora a proporção tenha sido diferente, a incumbência era a mesma.

Precisamos conversar sobre este tema porque ele pode ser bastante controverso dentro da igreja, e também fora dela. Você provavelmente conhece pessoas que são boas em tudo. Elas sabem tocar todos os instrumentos, jogar todos os esportes e provavelmente são boas até para cozinhar. É muito fácil nós sentirmos inveja de pessoas assim, sem levarmos em consideração a responsabilidade que elas carregam. E então, o que devemos fazer com essas pessoas? Agradeça que elas existem e ore para que usem seus talentos para a glória de Deus.

Mas e nós, meros mortais que achamos que temos apenas um talento? O que nós devemos fazer? O mais fácil seria fazer a mesma coisa que o servo da parábola: já que só tenho um talento, é melhor enterrá-lo. A pergunta que nos vem à mente muitas vezes é: o que posso fazer com esse um talentozinho que Deus me deu?

Vamos conversar com mais profundidade sobre este um talento que recebemos nos próximos devocionais, mas lembre-se: Deus dá conforme a capacidade que você tem para lidar com responsabilidade com o talento que Ele te deu. Não importa a quantidade dos talentos! Importa que eles sejam usados para a glória de Deus!


PARA REFLEXÃO

1) Reflita neste trecho da música Me Rendo a Ti: Que posso dizer? Que posso fazer, senão entregar-Te, ó Deus, o meu coração?
2) Agradeça a Deus pelo talento que Ele te deu e peça para que você o use com responsabilidade para a glória de Deus.


SUGESTÃO
Música: Me rendo a Ti - Hillsong

Desenvolvido por Empresadois