Menu

01/11/2022

DEVOCIONAL - 4.2 Fidelidade e diligência

TEXTO BÍBLICO

1 Pedro 2.5-8 - Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor. Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em suas vidas, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos.


DEVOCIONAL
No estudo passado começamos a refletir sobre talento e capacidade a partir da parábola dos talentos que se encontra no Evangelho de Mateus 25.14-30. Se você ainda não leu este texto, faça-o antes de continuar o este estudo, pois esta parábola servirá de ponto de partida para todos os devocionais deste tema.

Neste estudo queremos falar não mais dos talentos em si, mas de como podemos usá-los. A parábola conta a história de três servos e que apenas dois deles multiplicaram os talentos que haviam recebido do seu senhor. Isto quer dizer que eles lidaram de forma diferente do que o terceiro em relação ao que possuíam. Neste capítulo vamos nos ater apenas às ações dos servos que conseguiram multiplicar os seus talentos.

É muito interessante que o senhor desta parábola não pede para os servos fazerem nada. Ele apenas confia os seus bens a eles. Mais interessante ainda é que estes dois servos decidem fazer algo com aquilo que receberam. Eles decidem fazer mais do que o óbvio, além do necessário. Isto significa sair da zona de conforto e buscar algo diferente do que se tem. Eles conhecem o senhor a quem servem e por isso querem entregar-lhe o melhor que
puderem quando ele voltar. Eles querem agradar o seu senhor.

Nos dias de hoje é muito difícil encontrar pessoas assim no mundo. Isso acontece por dois motivos: primeiro, porque os servos são egoístas e não querem doar o seu tempo e suas capacidades; e segundo, porque os senhores podem se tornar tiranos e se aproveitarem da bondade dos seus servos. Estes servos da parábola não têm medo que isso aconteça. Eles conhecem seu senhor e confiam que ele fará o que é justo.

Os versículos em destaque revelam algo muito especial sobre o serviço tanto a Deus quanto às pessoas: a fé que se acomoda não serve. O apóstolo Pedro pede para que nós nos esforçemos, nos empenhemos para acrescentar nossos talentos e virtudes à nossa vida de fé. As capacidades e a fé não são duas partes separadas da vida. Se Jesus é nosso Senhor, Ele é Senhor de tudo, que há em nós, inclusive dos nossos talentos. Por isso, precisamos ser diligentes com as capacidades que temos e usá-los em fidelidade ao nosso Senhor.

No texto de 2 Pedro 1, o apóstolo pede que seja acrescentada à fé a virtude, nesta o conhecimento, neste o domínio próprio, neste a perseverança, nesta a piedade, nesta a fraternidade e neste o amor. Os dons e talentos que temos precisam ser usados em nossa vida de fé e culminar no amor, tanto a Deus quanto ao próximo. Nossas capacidades não devem ser usadas para glória própria. Elas precisam apontar para Deus, o Senhor dos talentos.

O objetivo de sermos diligentes e fiéis quanto aos nossos dons é para que não sejamos inoperantes e improdutivos, como diz o versículo 8. Os dons e talentos são dados para edificação da igreja e para a glória de Cristo. O que Deus requer na sua obra não são grandes talentos e ações, mas fidelidade e diligência. Você deve servir a Deus não apenas porque Ele pede, mas porque você O ama! Mas apenas fazer algo por fazer, para não ser improdutivo não adianta! O entendimento de produtividade é diferente no Reino de Deus. Usar os seus melhores dons da melhor forma mas sem amor, nem a Deus nem ao próximo, de nada vale.

Sirva a Deus com alegria e amor! Seja fiel e diligente a Ele no seu serviço! Se o Senhor do campo pode voltar a qualquer momento, faça de forma que você não seja surpreendido!


PARA REFLEXÃO
1) Reflita ainda sobre este trecho da carta de Harold Best a artistas cristãos: Você entregou sua arte ao seu Salvador de modo que, se Ele fisicamente viesse em sua direção e lhe falasse diretamente, você não mudaria nada do que está fazendo?. O que esta frase tem a ver com fidelidade e diligência?


SUGESTÃO
Música: Não valeria - Kemuel

Desenvolvido por Empresadois