Menu

01/11/2022

DEVOCIONAL - 1.1 O sumo sacerdote

TEXTO BÍBLICO
Salmo 110.4 - O Senhor jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.


DEVOCIONAL
Talvez você esteja se perguntando porque estamos começando a série de devocionais com o tema sacerdócio geral. Esta expressão é muito conhecida e difundida, principalmente em igrejas de tradição luterana, mas que muitas vezes é mal compreendida ou reduzida. A intenção é entendermos melhor o seu significado e o que tudo isso tem a ver com você e comigo.

Quando se fala sobre sacerdócio, algumas coisas vêm à mente. Talvez você pense em Antigo Testamento, no Templo, nas leis ou em algo parecido. Estas coisas se referem mais ao sacerdócio levítico, instituído por Deus no monte Sinai e colocado em prática pelo povo de Israel desde aquela época. Durante a história de Israel, os sacerdotes vinham de uma família escolhida, a de Arão, e assim também de uma tribo específica, a de Levi. Os seus ofícios principais eram anunciar a lei de Deus, interceder pelo povo e apresentar os sacrifícios. Dentre os sacerdotes, era escolhido alguém para cumprir uma função especial.

Esta pessoa, o sumo sacerdote, era aquele que podia atravessar o véu e entrar uma vez por ano no Santo dos Santos do tabernáculo. Este era o lugar em que ficava a Arca da Aliança, onde era feita a expiação dos pecados do povo. O problema deste sacerdócio é que ele era temporário. Cada sacerdote precisava fazer este sacrifício todos os anos e houve muitos sacerdotes na história de Israel. Isto quer dizer que nunca houve nenhuma solução definitiva para o pecado. Pelo menos não no sacerdócio levítico.

Você lembra do versículo que lemos no início? Ele fala de um outro tipo de sacerdócio. Não de Levi, mas de Melquisedeque. O que será que isso quer dizer? Aliás, quem é Melquisedeque? Vamos por partes. Primeiro, é bem importante dizer que o Salmo 110 tem sido interpretado há muito tempo como sendo um salmo messiânico, ou seja, que fala de Jesus ou acerca daquilo que Ele iria fazer. Assim, tudo o que for falado deste salmo, considere que foi algo afirmado sobre Jesus Cristo. O versículo começa dizendo que O Senhor jurou e não se arrependerá. Se Deus mesmo jurou, então aquilo que ele afirmar é completamente verdade. E Ele afirma que Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. Se você não lembrar quem é Melquisedeque, não tem problema. A história dele está em Gênesis 14.18-20, onde está escrito assim: Então Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, trouxe pão e vinho e abençoou Abrão, dizendo: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, Criador dos céus e da terra. E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou seus inimigos em suas mãos. E Abrão lhe deu o dízimo de tudo. É essa a história de Melquisedeque. A Bíblia não fala mais nada sobre a vida dele em si. Essa pequena história nos conta apenas algumas coisas. Seu nome significa rei de justiça e sabemos que ele era rei de Salém, que quer dizer paz. A Bíblia conta também que ele era sacerdote do Deus Altíssimo e que era maior que Abrão (porque ele abençoa Abrão). Ninguém sabe de onde Melquisedeque veio nem pra onde foi, onde começou e onde terminou. É como se ele apenas existisse.

Agora pare para pensar: você conhece um certo Alguém que é maior do que Abrão (mais importante do que as tradições e o povo hebreu), que não tem início nem fim e que é um Rei de justiça e paz? Jesus Cristo é tudo isso e muito mais. Ele não é da tribo de Levi, então não representa o sacerdócio imperfeito que precisava ser feito sempre de novo. Jesus Cristo é o nosso Sumo sacerdote que rasga o véu do templo (Mateus 27.51) e expia os pecados de uma vez por todas. Ele mesmo cumpre a Lei, intercede por nós junto ao Pai e se entrega como sacrifício definitivo. E só porque Jesus se entregou, nós podemos nos achegar à presença de Deus com confiança.

Imagino que você seja algum líder da comunidade ou pertencente a algum grupo de louvor. Por isso, desejo que nós comecemos esta série de devocionais reconhecendo que nós não somos dignos de chegar à presença de Deus. E que, se o fazemos, é pura graça e presente de Deus. Só por Jesus podemos fazer isso. Nada que fizermos sem Ele será digno. Para nós estarmos de pé na frente da comunidade, é necessário que estejamos primeiramente prostrados aos pés de Jesus. Por isso, reconheça o Sumo sacerdote que fez o sacrifício, rasgou o véu e nos chama à Sua presença.


PARA REFLEXÃO
1) Leia Hebreus 5.1-10; 10.19-22.
2) Você se sente digno de ministrar o louvor?
3) Você já refletiu alguma vez sobre sacerdócio geral? Compartilhe suas reflexões.


SUGESTÃO
Música: Diante da cruz - Aline Barros

Desenvolvido por Empresadois