Menu

01/11/2022

DEVOCIONAL - 1.2 O ofício sacerdotal

TEXTO BÍBLICO
1 Pedro 2.9 - Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.


DEVOCIONAL
Na semana passada, começamos a refletir sobre sacerdócio na perspectiva do sacerdote e que Jesus foi o Sumo sacerdote que cumpriu todos os preceitos para que sejamos livres para nos achegarmos à Sua presença. Neste estudo, vamos refletir sobre o ofício sacerdotal: o que os sacerdotes faziam e para que eram chamados. O ofício dos sacerdotes pode ser resumido em apenas três funções gerais: anunciar a lei de Deus, interceder pelo povo e apresentar os sacrifícios. Parecem ações bem básicas, não é? De fato, elas são. Jesus, como Sumo sacerdote, cumpre estas três funções. No versículo que lemos, o apóstolo Pedro fala que nós somos um sacerdócio real. Vamos falar mais sobre isso na semana que vem, mas é bem importante que deixemos algo claro: se nós somos chamados sacerdotes é porque Jesus é sacerdote.

Aquilo que Cristo é e faz, os cristãos também devem ser e fazer. Logo, somos sacerdotes por causa de Jesus e devemos cumprir os mesmos ofícios. É tarefa de todo cristão anunciar a Palavra de Deus aos que estão à sua volta. A Palavra de Deus é presente e responsabilidade de todos. É tarefa de todo sacerdote interceder pelo povo, ou seja, entregar a sua comunidade, a sua família, o seu país nas mãos de Deus. Olhe as pessoas, tenha misericórdia delas e peça que Deus intervenha em suas situações. Estas duas primeiras funções são facilmente terceirizadas para o pastor ou o missionário, como se só ele pudesse pregar ou orar. Mas esta função é de todo sacerdote! Não negligencie aquilo para que você foi chamado! Por fim, é tarefa de todo cristão apresentar o sacrifício. Aqui é importante ressaltar que o sacrifício de Jesus é diferente do nosso. Jesus foi o sacrifício derradeiro para o perdão dos pecados e apenas este é válido para a reconciliação das pessoas com Deus. O sacrifício dos cristãos serve a outro propósito: honrar e servir a Deus. Lutero escreve que o sacrifício de Cristo na cruz produz este sacrifício nas pessoas, de modo que se alguém nega a sua propriedade, honra, corpo e vida por causa de sua fé em Cristo, então ali se encontra o verdadeiro sacrifício a Deus.

Nós somos chamados para pregar a Palavra de Deus, interceder pelas pessoas e apresentar-nos como sacrifício a fim de assim como o versículo diz, anunciar as grandezas daquele que o chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

Lutero escreve sobre sacerdócio geral de todos os crentes em vários de seus escritos. É muito perceptível a preocupação profunda que ele possuía acerca deste assunto. Afinal, como pode ser que tantas pessoas sejam cristãs, mas que muitas nem saibam que são chamadas a um propósito maravilhoso? Deus não apenas nos chama para sermos salvos e morarmos com Ele no céu, mas Ele nos comissiona a anunciarmos esta salvação para as outras pessoas. A vida cristã não se trata apenas de mim, mas também do outro.

Na interpretação que Lutero faz do versículo destacado, ele escreve que isto pertence ao ofício de um sacerdote: que este seja um mensageiro de Deus e receba do próprio Deus a ordem de pregar a Sua palavra. Os louvores, (diz São Pedro), isto é, a maravilhosa obra que Deus realizou em você, de Ele ter tirado a você das trevas para a luz, a isto você deve proclamar - que é o ofício do Sumo Sacerdote. E esta é a maneira pela qual sua pregação deve ser dispensada, de modo que um irmão proclame para o outro a poderosa obra de Deus: como vocês foram resgatados do pecado, da morte, do inferno e de todo o mal, por Ele, e foram chamados para vida eterna. Assim você também instruirá os outros como eles podem vir também para a mesma luz. Pois todo o seu dever é cumprido nisto, que você confesse o que Deus fez por você; e então que este seja o seu objetivo principal, para que você possa tornar isso conhecido abertamente, e chamar cada um para a luz, pela qual você foi chamado. Onde você ver pessoas que são ignorantes quanto a isto, a estas você deve dirigir e ensinar conforme você aprendeu, a saber, como um homem pode ser salvo pela virtude e poder de Deus e passar das trevas para a luz.

Este deve ser o propósito primordial de nossas vidas: anunciar a bondade e a misericórdia de Deus que chama pessoas perdidas, como eu e você, para a Sua maravilhosa luz. Nunca deixe de anunciar o Seu amor. Este é o seu ofício. Cumpra-o!


PARA REFLEXÃO
1) Antes desta leitura, você se considerava um sacerdote?
2) Ore para que Deus lhe ajude a cumprir o seu sacerdócio com
fidelidade.


SUGESTÃO
Música: Em Ti - Nívea Soares

Desenvolvido por Empresadois