Menu

01/11/2022

DEVOCIONAL - 1.3 Somos todos sacerdotes

TEXTO BÍBLICO
1 Pedro 2.5 - Vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.


DEVOCIONAL
Você se considera um sacerdote? Esta pergunta esteve na reflexão da semana passada. Espero que você tenha meditado sobre esta pergunta e sobre o que ela significa. No entanto, chegou a hora de dizer algo radical: não importa se você já se considerava um sacerdote ou se você não acredita que o seja. Ninguém pode decidir ser sacerdote ou parar de sê-lo. A verdade é que, se você crê em Cristo como seu Senhor e Salvador, então este título e esta incumbência lhe são concedidos. Afinal, estamos falando de sacerdócio geral de todos os crentes. Todos os que creem são sacerdotes. Lutero diz que deveria ser tão normal chamar alguém sacerdote quanto é chamar de cristão. Você não se torna sacerdote por causa de algo que você faz ou deixa de fazer. Você é sacerdote por algo que Cristo fez: a cruz. É a cruz de Cristo que te dá essa nova identidade.

Até agora falamos daquilo que Cristo fez como Sumo sacerdote e de como os sacerdotes devem realizar o seu ofício. Talvez isso cause a impressão que ser sacerdote é algo que se faz. Por isso vemos em nossas comunidades pessoas sobrecarregadas por fazerem demais ou pelo peso de acharem que estão fazendo de menos. Mas, na realidade, o sacerdócio é uma identidade que requer outras ações antes do serviço.

O sacerdócio levítico possui quatro características que podem nos ajudar a entender mais esta identidade. Os sacerdotes levitas precisavam: 1) nascer na família certa; 2) ser separados do acampamento; 3) ser treinados; e 4) servir exclusivamente a Deus. Existem algumas pessoas na comunidade que gostam de servir e ajudar, mas que não querem se comprometer a aceitar e seguir a Jesus. Querem servir como cristãos, mas não querem nascer de novo. Sacerdote só é aquele chamado pela cruz, nascido para a família de Deus. Em primeiro lugar, não se deve ser um servo do Senhor, mas um filho do Pai.

Outra característica é a separação que a tribo de Levi tinha em relação ao restante do acampamento. O levita tinha outras prioridades e responsabilidades do que o resto do povo. Isso não significa que você deve viver apenas dentro da igreja e conviver apenas com cristãos, mas que precisa ter bem claro que você é alguém cuja prioridade é o Senhor e a Sua vontade. Você não deve viver mais segundo os padrões do mundo, mas conforme aquilo que Deus quer.

Além disso, os sacerdotes também eram treinados e instruídos no sacerdócio. De maneira simples, eles precisavam ser ensinados a adorar a Deus. Servir a Deus é muito fácil; cultivar e ser moldado por um relacionamento com Ele é bem mais complicado. Às vezes tentamos parecer espirituais no serviço na comunidade, mesmo que não o sejamos quando estamos sozinhos. No livro Somos todos sacerdotes, de Sam Sasser e Judson Cornwall, diz-se que É interessante que o treinamento levítico envolvia o sacerdote de maneira completa - sua forma de viver e se relacionar com outros, bem como a de atuar no seu ofício sacerdotal. Quem ele era tinha tanta importância diante de Deus quanto o que ele fazia. A vida do cristão dá cor ao ministério. Não podemos andar mais alto em nosso serviço cristão do que vivemos em nosso relacionamento com Deus.

Por fim, a última característica é o serviço exclusivo a Deus. Algo muito importante que rapidamente esquecemos ou ignoramos é que, se Deus é o nosso Senhor, nossa primeira ação em relação à Ele não é o serviço, mas a submissão. Se Ele é Senhor, nós somos servos. Isto significa muito mais do que prestar serviços à comunidade. É muito mais uma vida de obediência radical a Deus.

O estudo de hoje é fundamental para a nossa reflexão, porque facilmente deixamos a presença de Deus para servir à comunidade e nunca mais voltamos aos Seus pés. A presença de Deus é, sim, o nosso ponto de partida como sacerdotes, mas também é a finalidade e o objetivo de tudo o que fazemos. Somos sacerdotes porque somos chamados por Ele. E quando vivemos o sacerdócio é para Ele.

Somos todos sacerdotes dEle, por Ele e para Ele, usados para a edificação do Corpo dEle. Que possamos reconhecer o nosso lugar e dar-Lhe toda a honra e o louvor, como sacrifícios agradáveis a Deus.


PARA REFLEXÃO
1) Para você o que é mais fácil: servir ou se submeter?
2) Se possível, leia o livro Somos todos sacerdotes de Sam Sasser e Judson Cornwall para aprofundar o estudo.


SUGESTÃO
Música: Digno de louvor - Vencedores por Cristo

Desenvolvido por Empresadois