Menu

01/11/2022

DEVOCIONAL - 1.4 Livres para servir

TEXTO BÍBLICO
Gálatas 5.13 - Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor.


DEVOCIONAL
Livres para servir? Será que isso não é uma contradição? Como alguém pode ser servo e livre ao mesmo tempo? Embora pareçam duas realidades opostas, na verdade elas são complementares quando se fala de vida cristã. No princípio, Deus nos criou como seres livres para a Sua adoração, mas nós preferimos nos prender à nossa própria vontade. Assim, nos tornamos escravos do pecado e de nós mesmos. Alguma vez você já decidiu parar de pecar? Várias vezes já tentei fazer isso sozinha, mas eu nunca consegui. Quando
via, eu já tinha pecado mais uma vez. Quando lemos a Bíblia e percebemos como a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita, é óbvio que vamos tentar corresponde-la. O problema é que acabamos percebendo que não conseguimos realizar esta vontade. Lutero escreve em seu livreto Da liberdade cristã que a Palavra de Deus pode ser dividida em preceitos e promessas. Por isso, quando estamos lendo a Bíblia, nos deparamos com uma forma certa de viver, pensar e agir. Mas quando descobrimos que não conseguimos cumprir a Palavra, temos que nos desesperar. Deus exige algo que nós não conseguimos fazer. Somos tão escravos do pecado que não temos condições de obedecer a Deus. Por isso, Deus mesmo vem até nós e cumpre todos estes preceitos em Jesus Cristo e nos promete que aquilo que Jesus cumpriu, vale também para nós. Jesus Cristo nos liberta do peso da condenação. Nós ainda vivemos a realidade do pecado, mas Jesus Cristo nos ajuda a vencê-lo diariamente.

Através de Jesus Cristo nós somos livres. Não há mais nada que o mundo fale ou faça que possa nos escravizar. Isto é maravilhoso! Nós sabemos, cantamos e falamos sobre isso o tempo todo. Mas é algo tão maravilhoso que sempre de novo precisamos ser relembrados. Você é alguém livre. Lutero diz que um cristão é senhor livre sobre todas as coisas e não está sujeito a ninguém. Por isso, não se deixe escravizar por nada nem ninguém. Você é liberto pela graça! Em Efésios 2.8-9 diz Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Não tenha medo de abraçar esta liberdade incrível que Jesus Cristo te dá por meio da fé.

Algo interessante sobre estes versículos é que, embora eles sejam muito citados, o versículo seguinte acaba sendo esquecido muitas vezes. No versículo 10 está escrito: Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos. Gostamos muito de viver a liberdade que Jesus nos dá, e isso não está errado. Só está incompleto. Deus não nos liberta para ficarmos sem fazer nada. Ele nos salva para fazermos boas obras. Lutero complementa a frase anterior, afirmando também que um cristão é servidor de todas as coisas e sujeito a todos. Nós somos livres pela fé, mas servos pelo amor. A liberdade em Cristo e o amor ao próximo devem ser o nosso estilo de vida. Nossa motivação para servir na comunidade não deve ser a falta de voluntários, a necessidade de sermos vistos ou a pressão das pessoas. O amor a Deus e ao próximo precisam ser o começo e o fim daquilo que fazemos em todos lugares e momentos, não apenas na igreja.

Este estudo encerra a série de devocionais sobre sacerdócio geral de todos os crentes. Talvez você se pergunte porque escolhi este tema para concluir esta série. Durante a minha caminhada de fé na comunidade, eu sempre me perguntei pelo meu lugar dentro do serviço na comunidade, sobre a legitimidade dele, e se eu era digna de fazer parte nesta missão. Por isso, estudei a fundo este tema durante o período da faculdade, sendo que sacerdócio geral de todos os crentes foi o tema do meu Trabalho de Conclusão de Curso. É porque este tema arde no meu coração e brota do coração de Deus que este é o primeiro assunto abordado em nossos devocionais.

Você é chamado a exercer o sacerdócio! Não pela sua comunidade ou por sua própria vontade, mas porque Deus mesmo te chama através da cruz de Jesus Cristo. Você é liberto da condenação do pecado e por isso tem todos os motivos para agradecer e louvar a Deus! Você é amado por Deus e enviado para amar os outros! Demonstre a sua gratidão a Deus testemunhando a todos como Deus te tirou das trevas para a luz! Convide outros para viverem esta maravilhosa liberdade!


PARA REFLEXÃO
1) Como você vive a liberdade que Deus te dá? Para satisfazer às suas vontades ou para servir aos outros em amor?
2) Ao fim destes estudos, como você entende o sacerdócio geral?


SUGESTÃO
Música: Sobre a graça - Paulo César Baruk

Desenvolvido por Empresadois