Menu

01/11/2022

DEVOCIONAL - 3.3 Sacrifício vivo

TEXTO BÍBLICO

Salmos 51.17 - Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.


DEVOCIONAL

Estamos estudando a profundidade da vida com Deus. Até agora, já percebemos que Deus quer a nossa vida por inteiro e que, para isso, Ele também se dá por inteiro na pessoa de Jesus Cristo. Neste estudo, quero que reflitamos mais sobre a seriedade desta entrega total a Sua vontade. Como já falamos anteriormente, o capítulo 12 é uma virada, um divisor de águas na carta aos Romanos. Até este momento, Paulo fala tudo o que Deus fez para alcançar e redimir a humanidade. A partir de agora, ele escreve sobre o que cabe a nós, pessoas que seguem e se entregam a Cristo. Se você ler o restante do capítulo 12, você vai perceber que vida cristã não é apenas ler e meditar na Palavra de Deus. Isto é necessário, com certeza. Mas a vida com Deus não é algo imaginário, que você passa o dia refletindo e pensando. É algo bem concreto que deve ser visível na sua vida diária! O que Deus fez por você precisa se refletir naquilo que você faz todos os dias! Romanos 12 revela que não basta apenas crer e concordar com o que a Palavra diz, mas se submeter e agir segundo ela. Não podemos ser cristãos apenas de mente. Precisamos ser de corpo todo! Apenas conhecer a Bíblia não é suficiente. É necessário obecede-la e agir conforme aquilo que ela diz.

Certa vez, um adolescente, que estava tomando decisões e seguindo caminhos errados e que já havia ouvido vários conselhos de como poderia mudar de vida, me perguntou onde estava escrito que era pecado se meter na vida dos outros. Ele queria uma justificativa bíblica para que ninguém pudesse falar da vida dele. Então citou a conhecida frase: Não faça aos outros o que você não quer que façam a você. Ela é usada geralmente quando alguém quer se abster de fazer algo. No caso do adolescente, ele simplesmente não queria repensar a sua forma de agir e desejava que ninguém falasse algo sobre o que ele fazia. Esta frase denota passividade. Se você não quer algo, não faça. Certamente você já ouviu esta frase.

No entanto, esta frase não é bíblica! As palavras que vamos encontrar na Palavra de Deus são totalmente diferentes! Em Mateus 7.12, Jesus diz: Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas. Você percebe a diferença? O texto bíblico nos chama a sermos ativos! Não devemos apenas ignorar as situações, mas agir ativamente nelas. O texto em destaque faz parte de um salmo de lamento, em que Davi pede perdão pelo seu pecado. Leia o salmo 51 com atenção. Você vai perceber que Davi não está apenas se desculpando por um erro. Ele está confessando todo o seu pecado e clamando para que Deus tenha misericórdia dele. E ainda mais: Davi pede que Deus o purifique e crie nele um coração puro (Sl 51.10) para que ele aja conforme a Sua vontade deste momento em diante.

O sacrifício vivo que Deus quer não são meras desculpas, mas a disposição genuína e ativa para fazermos a Sua vontade que é boa, agradável e perfeita! O versículo de Mateus que lemos anteriormente faz parte do conhecido Sermão do Monte. Ali Jesus radicaliza a Lei: assassinato não é apenas o ato consumado, mas as pequenas permissões que levam para que ele seja consumado. Da mesma forma, adultério, roubo e todos estes pecados que são contra a vontade de Deus. Ser um sacrifício vivo é perceber que a sua vontade não é compatível com a vontade de Deus! É fazer o possível para que a sua própria vontade sempre saia em desvantagem. É colocar Deus e aquilo que Ele quer em primeiro lugar em todas as esferas da vida. Concluo com esta frase de Crisóstomo, um dos pais da Igreja antiga: Como pode o corpo se tornar um sacrifício? Deixe que o olho não veja nada mau, e ele se torna um sacrifício; permita que a língua não diga nada vergonhoso, e ela se torna uma oferta; deixe que a mão não faça nada ilegal, e ela se torna uma oferta em holocausto. Não, isto não será suficiente, mas precisamos ter a prática ativa do bem - a mão precisa dar esmolas, a boca precisa abençoar em lugar de amaldiçoar, o ouvido precisa dar atenção sem cessar aos ensinamentos divinos. Pois um sacrifício não tem nada impuro, um sacrifício é a primícia de outras coisas. Portanto, que nós possamos produzir frutos para Deus com as nossas mãos, com os nossos pés, com a nossa boca, e com todos os nossos outros membros.


PARA REFLEXÃO
1) Você tem buscado ativamente ser um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus? Peça perdão pelos seus caminhos errados e comprometa-se a seguir e fazer a vontade de Deus.


SUGESTÃO
Música: Perdão e graça - Vineyard

Desenvolvido por Empresadois